quarta-feira, 3 de julho de 2013

Inicio do projeto


Visita a estufa Valle Verde

Nós da turma 62 fizemos um projeto,chamado “Água vida em movimento” preservando o Arroio Leão, e também visitamos a estufa Valle Verde para ver se eles preservam o arroio.
Quando chegamos na estufa a dona Rose, dona da estufa Valle Verde,nos explicou passo a passo como as mudas são plantadas e seus cuidados.
O plantio das mudas é feito com máquinas com tecnologia avançada que funciona automaticamente,esses são os passos:1º passo:primeiramente a uma máquina que coloca terra é composta por TURFA(uma terra apodrecida que vem de Santa Catarina),casca de arroz carbonizado e fibras de coco .
Essa mistura é feita em uma bitorneira que a derrama  em uma grande esteira que leva a terra para uma caixa bem grande e lá ficam.

Em baixo dessa caixa, há uma esteira que leva ao lugar que leva a terra a outra esteira, que leva ao lugar que enche as bandejas e deixa ela numa espécie de rolos, que se chamam de ESPALHETE.
2º passo:essas bandejas cheias de terra são levadas a máquinas que distribuem sementes. Essa máquina distribui sementes uma a uma,independente do seu tamanho.
Ela é regulada para distribuir as sementes, uma por célula.
As sementes plantadas são de muita qualidade, tanto que em 24 horas já germinam e em 72 horas já nasce o broto para fora da terra . Elas são importadas e nenhuma delas são transgênicas.
As sementes são vendidas por lata, e cada semente custa (aproximadamente) três reais. Lá eles plantam todo tipo de hortaliças menos o rabanete, a cenoura e o nabo, pois tem raízes muito grandes.
Essas sementes são plantadas por células por exemplo:
128=é plantado melão, melancia, moranga, pimentão,repolho e berinjela. 
200=Brócolis,couve chinesa e repolho.
288=Alface,beterraba e abobrinha
3° passo:Agora as bandejas com as com as sementes já vão para estufa onde elas ficam em cima de cabos de aço,pois quando vão para lá não podem encostar no chão,pois tem a possibilidade de pegarem bactérias ou doenças.
Depois é só esperar um tempo,que as vezes é longo,mas em outros podem ser curtos ,por exemplo o pimentão e o tomate demoram mais que todos os outros e a rúcula demora só 2 semanas,ou seja,é a de menor tempo.
Após isso,eles levam as mudas aos clientes e essas bandejas são reutilizadas várias vezes e quando não tem mais condições de serem usadas,é colocada em uma pilha, e de tempos em tempos,é levada a Santa Catarina para serem moídas,e no lugar é feito blocos para piscinas térmicas.
Algumas coisas que descobrimos, a Indústria Valle Verde é a pioneira no RS, no plantio de mudas  de  hortaliças, por isso, lá é fruto de vários testes de sementes.Lá também há uma sala especial onde é guardada todas as sementes.Ela deve variar de 13 a 23 graus.Lá passa o banhado, ou melhor dizendo é o Arroio Leão, mas ali ele fica em forma de banhado.Lá eles também tem tanques enormes onde a água da chuva é reservada, e é usada para abastecer açudes, e também para regar as plantas da estufa.
E nós encerramos por aqui a nossa saída de campo, foi como uma viagem e um grande aprendizado para todos.
Essa empresa deveria ser exemplo para as outras, pois o que eles fazem, com certeza ajuda o arroio. 
 Texto elaborado pela aluna Jayana da Silva




Jayana da Silva


Natália Batista



Felipe Macedo

 

Um comentário: