sexta-feira, 4 de abril de 2014

Retomando nossas saídas de campo


A professora Lourdes Döge  e os alunos da turma 71,  retornaram as saídas de campo no ponto B do Arroio Leão. Em sala os alunos redigiram  textos relatando a primeira impressão que tiveram  dos problemas frequentes no arroio e  em seu entorno.

Foram selecionados pela professora  dois textos para serem compartilhados. Boa leitura!



  SAÍDA DE CAMPO AO ARROIO LEÃO

Minha turma está trabalhando com um projeto, nomeado “Água, a vida em movimento, preservando o Arroio Leão”. Onde nosso principal foco  é o Arroio Leão.
Desde o ano passado(2013) , estamos fazendo saídas de campo e observações do arroio, para ver sua situação atual. O que deu para perceber foi: muito lixo, muita sujeira, muito mato, água suja e com odor, falta de mata ciliar e entre outros problemas que o arroio enfrenta. Parece um lugar abandonado, onde as pessoas não se importam com os problemas ambientais.
Nosso grande objetivo a favor do arroio, é plantar árvores e conscientizar a população que é preciso cuidar. Usar sabão de coco e produtos biodegradáveis ,que, ajudará bastante a reduzir o odor e a sujeira da água. Reutilizar materiais, ajudará a reduzir a quantia de lixo em volta do arroio. Mostrar para as pessoas que um pequeno gesto fará diferença.
Então era isso, esse ano meu lema será “fazer mais, prometer menos”.  

JAYANA DA SILVA



 PASSEIO AO ARROIO LEÃO 



No dia 10 de março  a nossa turma foi visitar o Arroio Leão. Pela caminhada  vimos vários animais  como: aves, cachorros, gatos, formigas, joaninha, aranha  e vários outros.
Quando chegamos ao Arroio Leão, vimos várias coisas prejudicando o arroio como: muito lixo, poucas árvores, a água do arroio muito suja, restos de comida e frutas, queimadas, esgoto aberto, sacolas plástica, cigarro, muito mato, etc .
Também vimos a corticeira-do-banhado, que é uma árvore que indica que aquele lugar é ou foi banhado.
Para mim esse passeio foi legal e ao mesmo tempo muito importante , porque vimos a situação crítica que o arroio se encontra e a partir  dos problemas buscaremos soluções.

             EMANUELE MOTTIN OUTEIRO